SEGUNDA, 23/10/2017, 05:10

Escândalos de corrupção, desvios, negociatas... Crise sem precedentes tem feito população confiar cada vez menos nos políticos brasileiros

Segundo levantamento da FGV, quase 80% das pessoas olham com desconfiança para representantes e seus partidos. Para cientista político, insatisfação e descrédito são reflexos do atual momento.

A reportagem da rádio CBN Londrina saiu às ruas para saber: será que o povo brasileiro ainda confia nos políticos brasileiros? Pois é... mal a pergunta chegou aos ouvidos do primeiro entrevistado, o aposentado Roberto Romanha, e ele já tinha a resposta na ponta da língua, proferida curta e grossa, sem nenhum titubeio.

E a cada pessoa ouvida, mais foi possível perceber o descrédito da classe com a população.

A série de opiniões colhidas pelas ruas de Londrina reflete uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, que ouviu cerca de 1.500 pessoas em todo o país justamente para saber se elas ainda confiavam nos políticos e seus partidos. De acordo com o levantamento, 78% dos entrevistados responderam que olham com desconfiança para os seus representantes, e 83% disseram que desconfiam do governo do presidente Michel Temer. A própria pesquisa aponta que o descrédito é resultado das crises econômica e política, que se tornaram a realidade do povo brasileiro nos últimos anos, por conta da inoperância do governo para fazer o país voltar a crescer e, principalmente, devido aos inúmeros escândalos, envolvendo grandes legendas e políticos do primeiro escalão, escancarados por operações policiais, como a Lava Jato.

O cientista político e comentarista da rádio CBN Londrina, Elve Cenci, reitera que a grande insatisfação da população tem motivo, e tem motivo de sobra.

Para ele, a situação se torna ainda mais grave quando é possível perceber que os políticos, com destaque àqueles que estão no Congresso Nacional, não estão fazendo mais questão de esconder como é que funciona o jogo, as negociatas, os acordos, o toma lá da cá... Atualmente, conforme o analista político, está tudo tão transparente que até aquele cidadão que não quer ver não tem conseguido mais evitar perceber como o sistema todo, nas cidades, no estado, e, principalmente, em Brasília, funciona.

Por Pauta CBN

Comentários