TERCA, 21/03/2017, 18:35

Escola Municipal é arrombada cinco vezes em menos de 15 dias

Secretário de defesa social admite que a Guarda Municipal não tem efetivo suficiente para fazer a segurança em todos os prédios de forma permanente.

A Escola Municipal Eugênio Brugin, que fica no conjunto São Lourenço, zona sul de Londrina é vítima de vândalos, que estragam portas, espalham a comida dos alunos e causam medo em professores e alunos. Ela já foi arrombada cinco vezes em menos 15 dias. A Secretária Municipal de Educação Maria Tereza Paschoal de Moraes afirma que no início do mês, os bandidos entraram na escola, reviraram a cozinha, jogando panelas no chão, e levaram um pouco de carne da merenda. Nas últimas vezes, eles levaram produtos de limpeza e alguns alimentos.

Até janeiro, uma empresa particular, contratada pelo município, fazia a segurança de algumas escolas que estavam na lista das que foram roubadas com mais freqüência. Mas, um entendimento da procuradoria da prefeitura, fez com que com o contrato não fosse renovado. O entendimento jurídico é de que a prefeitura não pode pagar por um serviço que tem que ser feito pela Guarda Municipal. A secretária destaca que a GM ajuda as escolas sempre que é solicitada.

E diante da grande quantidade de prédios públicos, a quantidade de guardas municipais é insuficiente para uma segurança mais efetiva. Segundo o secretário de defesa social, Evaristo Kuceki, o efetivo trabalha em forma de patrulhamento, na tentativa de visitar o maior número de espaços possíveis num mesmo dia.

Por Claudia Lima

Comentários