QUARTA, 07/07/2021, 15:51

Escolas estaduais elegem diretores nesta quarta-feira

Na região de Londrina, 88 unidades escolares estão promovendo a votação em modo presencial ou remoto.

As eleições para escolha dos diretores da rede pública estadual deveriam ter sido realizadas em dezembro de 2020, mas foram adiadas, devido à pandemia. Nesta quarta, o pleito foi realizado com autorização do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A Secretaria Estadual de Educação (Seed) está realizando a eleição no formato presencial em 1.273 colégios. Outros 409 terão a votação pela internet. Na área do Núcleo Regional de Londrina, 88 unidades escolares estão promovendo a votação em modo presencial ou remoto, de acordo com a opção da escola, explica a chefe do NRE, Jéssica Pieri.

As escolas que optaram pela votação presencial devem cumprir protocolos de segurança sanitária contra a propagação do novo coronavírus e limitar a lotação dos espaços a 50 pessoas por turno e local. Todos devem usar máscaras.

A votação começou às 8h e vai até 21h. Em caso de segundo turno, a eleição será realizada no dia 23 de julho, de acordo com a Seed.

Os colégios cívico-militares, de educação integral, das comunidades indígenas e quilombolas, as cedidas ou alocadas em instituições religiosas e os Colégios da Polícia Militar do Paraná não participam.

Para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, será realizada nova votação.

Nos colégios em que houver chapa única, o resultado será homologado desde que a totalidade dos votos válidos não seja inferior ao número de votos brancos e nulos.

 

Por Livia de Oliveira

Comentários