QUINTA, 13/01/2022, 19:45

Escolas estaduais estão com matrículas abertas para novo ano letivo

Para se inscrever é necessário comparecer na unidade educacional. EJA também está com vagas disponíveis.

As aulas na rede estadual de ensino reiniciam no dia 7 de fevereiro, em formato presencial, no Paraná. Quem ainda não efetuou a matrícula pode fazer o cadastro comparecendo diretamente nas unidades educacionais. Até dezembro do ano passado, este procedimento era realizado pela internet, por meio da “Área do aluno”.

Agora, no caso de quem já fazia parte da educação pública, os pais ou responsáveis devem apresentar a documentação exigida, que inclui comprovante de residência e número de telefone, além de assinar o formulário de renovação. Se o estudante tiver mais de 18 anos, ele pode ir desacompanhado.

Horácio Utiamada, coordenador do setor de Logística, do Núcleo Regional de Educação (NRE) em Londrina, explica, porém, que para aqueles que estão migrando da rede particular, ou que se mudaram para outra cidade, o procedimento é um pouco diferente. É necessário solicitar uma vaga na escola mais próxima de onde a pessoa mora. A partir disso, o aluno estará no Cadastro de Espera de Vaga Escolar (CEVE).

O coordenador aponta que as matrículas também podem ser realizadas presencialmente, nas unidades de ensino da rede estadual, por quem quer participar da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo ele, no caso, dos alunos que desejam se matricular na Educação Profissional e Técnica, o procedimento é semelhante. Utiamada destaca que ainda há oportunidades para esta modalidade em algumas instituições.

De acordo com ele, após este período, e com o início do ano letivo em 2022, a lista de alunos que não realizaram a matrícula deve ser direcionada ao Conselho Tutelar, para fazer o acompanhamento da situação.

Os estudantes também podem se inscrever para os cursos do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem). Por meio do projeto, os alunos podem participar de aulas de alemão, japonês e ucraniano, por exemplo. A rede estadual de ensino tem pouco mais de 2.100 escolas nas 399 cidades paranaenses, atendendo a cerca de 47.300 turmas.

Comentários