SEGUNDA, 03/05/2021, 18:20

Escolas municipais de Cambé podem retomar aulas em formato híbrido ainda neste mês

Pesquisa da Secretaria de Educação quer saber opinião de pais e responsáveis sobre possibilidade de volta das atividades presenciais. Retorno está previsto para dia 17 de maio.

O questionário online tem o objetivo de dar condições para que a pasta adeque o plano de retomada nas unidades de ensino do município. Com as respostas, a secretaria pretende preparar as escolas para atender aos critérios de segurança e protocolos sanitários adequados para um retorno seguro. A previsão é de que as aulas sejam retomadas no dia 17 de maio.

Por enquanto, a consulta é destinada apenas a responsáveis de estudantes do Ensino Fundamental e das Turmas do Infantil 5, da Educação Infantil. O prazo para participar termina nesta terça-feira.

De acordo com a secretária municipal de Educação Estela Camata, o principal fator a ser avaliado é o espaço disponível para desenvolver as atividades em modelo híbrido, quando o ensino presencial é combinado a ferramentas tecnológicas.

Ela explica que apesar de a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ter revogado o limite de 30% da capacidade dos locais para o ensino presencial, é preciso ajustar os espaços disponíveis para receber os estudantes, já que o distanciamento social permanece sendo uma medida fundamental para redução do contágio da doença.

A secretária conta que Cambé já teve uma primeira experiência de aulas no modelo híbrido este ano. Ainda no mês de fevereiro, as escolas municipais receberam os estudantes para aulas no formato, mas com o agravamento da pandemia no estado, as atividades tiveram que ser suspensas novamente.

Ela avalia que o município tem condições sanitárias e de logística para realizar o retorno presencial de maneira segura e afirma que a estrutura e as equipes pedagógicas estão sendo preparadas para a retomada das atividades.

Estela Camata considera ainda que o avanço da vacinação em Cambé e a perspectiva de que a imunização dos professores não demore para ter início também contribuiu para que a volta das aulas presenciais seja organizada de maneira eficiente.

Cambé tem cerca de 10 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino, mas a secretária ressalta que possibilidade presencial será ofertada para aproximadamente 7 mil, neste momento. O link para acessar a pesquisa e responder ao questionário está disponível no site da prefeitura: cambé.pr.gov.br.

Por Victor Assis

Comentários