TERCA, 21/02/2017, 18:55

Espera para fazer Carteira de Trabalho passa de um mês

A demanda é grande, o número de funcionários é pequeno e o trabalhador tem apenas uma opção de local para atendimento.

Quem precisa fazer a Carteira de Trabalho vai ter que esperar. O trabalhador só consegue agendar atendimento na delegacia do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Londrina para abril. Segundo o gerente regional Dorival Silvestre Arantes, isso acontece devido a grande demanda de pedidos do documento e os poucos profissionais para atender. Atualmente, quatro funcionários atendem uma média de 70 pessoas por dia.

O tempo de espera por atendimento aumentou depois que o Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina deixou de ser parceiro do Ministério do Trabalho. Boa parte da demanda era atendida no prédio, o que desafogava a delegacia regional em 1000 carteiras por mês. Segundo Arantes, a oferta foi interrompida devido a falta de dinheiro para pagar funcionários e manter a estrutura. A esperança agora é uma parceria com a prefeitura de Londrina para que a população seja atendida na Agência do Trabalhador e na própria prefeitura.

Além de Londrina, o Ministério do Trabalho regional é responsável por mais 98 municípios. Todos os documentos são emitidos aqui. O agendamento para fazer a Carteira de Trabalho deve ser feito exclusivamente pela internet. Depois de feito o pedido, o trabalhador tem que esperar cerca de 10 dias para buscar o documento.

Por Claudia Lima

Comentários