QUARTA, 05/05/2021, 09:25

Estoques do banco de sangue do HU estão em níveis baixos

Hemocentro necessita de sangue O Negativo e O positivo

O estágio atual da pandemia e a retomada da cirurgias eletivas nos hospitais de Londrina aumentam a necessidade de transfusões de sangue. Por estes motivos, a direção do Hemocentro Regional de Londrina, emite um novo alerta sobre o baixo nível do banco de estoque e convoca doadores.

Para manter o serviço que atende a 22 hospitais da rede pública, dentre eles o Hospital Universitário e o Hospital do Câncer, neste momento o apelo é voltado principalmente para os conhecidos doadores universais, aqueles quem tem sangue tipo O Negativo ou O positivo, como informou Fausto Trigo, coordenador da unidade. 

Ele destaca a importância do apoio da população e amplia o pedido para novos doadores por conta do retorno das cirurgias eletivas.  Fausto Trigo explica que o Hemocentro vem seguindo protocolos de segurança para dar continuidade às doações de sangue, mesmo com avanço da Covid-19. Entre as medidas, está o agendamento, por meio do site da Secretaria de Estado da Saúde.

Para realizar a doação é essencial: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 59 anos (candidatos à doação de 16 a 17 anos é imprescindível a presença do responsável legal); pesar no mínimo 50kg; além de estar descansado, alimentado e apresentar documento oficial com foto.  A doação deve ser agendada por meio do site – saude.pr.gov.br. O Hemocentro Regional de Londrina fica em prédio anexo ao HU, na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156.  Outras informações no (43) 3371-2218 ou no (43)3371-2356.

Por Guilherme Marconi

Comentários