QUINTA, 29/11/2018, 18:22

Estudante de Direito investigado por racismo em Londrina alega estar sendo ameaçado de morte

Argumento foi usado pela defesa dele pra pedir o segredo de justiça do caso, mas solicitação foi negada pela 3ª Vara Criminal. Rapaz também responde por porte ilegal de arma de fogo.

O estudante de Direito Pedro Baleotti, de 25 anos, que aparece num vídeo nas redes sociais fazendo ameaças contra negros e numa outra gravação com uma arma nas mãos, afirmou à Justiça, por meio de seus advogados, que está sendo ameaçado de morte por telefone e pela internet. As mensagens estariam sendo enviadas contra ele e também seus familiares, que moram em Londrina.

A defesa se utilizou do argumento, com a apresentação de arquivos do Facebook e da WhatsApp com as supostas ameaçadas, pra pedir o segredo de justiça do processo, no qual ele responde por incitação ao racismo e porte ilegal de arma de fogo. No entanto, a solicitação foi negada pela 3ª Vara Criminal de Londrina, que destacou na decisão que os fatos citados não dizem respeito ao processo, e que o sigilo só pode ser autorizado em casos excepcionais.

O caso envolvendo o universitário, que estuda numa instituição privada em São Paulo, repercutiu logo após as eleições, no final de outubro. Num dos vídeos, Pedro aparece dentro do carro, numa avenida movimentada de Londrina, indo votar, e proferindo ameaçadas e xingamentos contra negros.

Depois da repercussão do caso, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão na casa da família do estudante, em Londrina, onde foram localizados um revólver calibre 38, o mesmo usado por ele num dos vídeos, uma espingarda de pressão, munição e um celular. Em depoimento na delegacia, Pedro afirmou estar arrependido do que fez. Além da investigação policial, o universitário responde a um processo no Ministério Público e a uma sindicância na universidade onde estudava. Atualmente, ele está afastado das aulas. O rapaz também foi demitido do escritório em que fazia estágio na capital paulista.

Por Guilherme Batista

Comentários