QUINTA, 01/11/2018, 19:26

Estudantes que vão fazer as provas do Enem neste domingo devem ficar atentos ao horário de verão

Professora dá dicas e orientações para melhor rendimento no exame.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem serão realizadas neste e no próximo domingo, dias 4 e 11, será das 13h30 às 19h e no segundo dia das 13h30 às 18h30. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h, em ambas as datas.

Os estudantes terão 5 horas para resolver todas as questões. Mas todos devem ficar atentos ao horário, já que de sábado para domingo os relógios serão adiantados em uma hora, quando inicia o horário de verão.

Ao todo, o exame conta com 180 questões de múltipla escolha. No primeiro domingo, o estudante precisa responder 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens. No segundo domingo, dia 11 de novembro, é dia de resolver as 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

De acordo com a professora e coordenadora de curso pré-vestibular em Londrina, Márcia Chiréia, para ganhar tempo é preciso primeiro escrever a redação em um rascunho, depois responde somente as áreas que mais se identifica e ao finalizar as respostas releia a redação para passar à limpo.

Outra dica, é responder outras provas do Enem, de anos anteriores. Manter a calma e não tentar adivinhas os temas da redação, o mais importante é saber estruturar.

Márcia ressalta que a prova do Enem é de resistência, é importante a leitura e compreensão dos textos para conseguir responder corretamente.

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem ajuda muitos estudantes a ingressarem na faculdade dependendo da pontuação. O exame é aberto ao público em geral e anota com boa classificação pode ajudar em uma vaga em universidade pública por meio do Sisu, uma bolsa de estudos em instituição particular usando o Prouni ou até mesmo o financiamento estudantil do Fies.

Criado em 1998 pelo governo federal o Enem é elaborado e mantido pelo Inep — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Originalmente, o objetivo era apenas avaliar o conhecimento dos estudantes formandos no Ensino Médio, para medir a qualidade do ensino básico no país. Em 2009 que as notas do exame começaram a ser utilizadas como critério de seleção para o preenchimento de vagas em cursos de graduação.

Comentários