SEGUNDA, 23/11/2020, 06:30

Ex-vereador Orlando Bonilha pede reembolso pelos terrenos comprados ilicitamente, em nome de laranjas, no Cemitério São Paulo

Acesf afirma não ter como devolver a Bonilha compras feitas em nome de outras pessoas.

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara está preso, desde maio passado, na Pel 2. Ele acumula seis condenações que, juntas, somam pena de mais de 20 anos. Três anos e meio devem ser cumpridos em regime fechado. Uma das condenações de Orlando Bonilha é referente à compra ilícita de 26 lotes no cemitério São Paulo, zona Leste de Londrina, em 2006, por R$2,887,00 cada. A licitação permitia apenas a compra de dois lotes por pessoa. Então, ele usou nomes de funcionários da Câmara em cargos comissionados. A fraude não é negada. No entanto, o advogado Ronaldo Neves, que defende Bonilha, entrou com uma ação autônoma pedindo a devolução do dinheiro.

Neves alega apropriação indébita, já que após a denúncia feita pelo Ministério Público a prefeitura cancelou a licitação.

O superintendente da Acesf informou que já foi notificado da ação e que ela será respondida judicialmente. No entanto, Leonilso Jaqueta adiantou que a Administração de Cemitérios e Serviços Funerários não pode fazer devoluções a Bonilha, uma vez que o nome dele não consta da lista de licitantes daquele processo.

A ação corre na Vara de Fazenda Pública.

Por Livia de Oliveira

Comentários