QUINTA, 06/06/2019, 18:46

Exportação de suínos fecha abril com crescimento de mais de 70% no Paraná

Expectativa do setor é de que vendas para o mercado externo aumentem ainda mais no segundo semestre. Produtores de frango também devem ser beneficiados com problemas sanitários enfrentados pela China.

O Paraná exportou mais de 11 mil toneladas de carne suína em abril. O volume representa um crescimento de 73% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Departamento de Economia Rural.

O secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, ressalta os problemas sanitários enfrentados pela China, o maior produtor de carne suína do mundo, e que abriram as portas para as exportações do Brasil e, principalmente do Paraná.

Em abril, o país exportou 57 mil toneladas, um crescimento de quase 45% em comparação com o mesmo período de 2018. O saldo acumulado das exportações do Estado, em 2019, também foi superior ao primeiro quadrimestre de 2018, com um crescimento de 10%.

Os países asiáticos consomem mais de 50% da carne suína produzida no Estado. Entre os maiores compradores do produto paranaense, Hong Kong, Cingapura, Argentina e África do Sul.

Norberto Ortigara destaca o esforço do setor do estado no aumento da produção, não só da carne suína, mas também da de frango, já nos próximos meses.

Ortigara afirmou ainda que a cadeia produtiva de frango pode crescer em torno de 10% no estado esse ano. Para o setor de suínos, a expectativa é de algo em torno de 20%.

Comentários