QUINTA, 26/09/2019, 18:50

Facção criminosa que atua em presídios está na mira do Gaeco

Operação deflagrada nesta quinta-feira cumpriu 18 mandados de prisão preventiva. Penitenciárias de Londrina e Piraquara são focos da ação.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Gaeco, do Ministério Público do Paraná, em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais, o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Paraná e o Serviço de Operações Especiais do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná - Depen,  realizou nesta quinta-feira a operação “En Passant”.

Foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 13 de busca e apreensão na operação, que apura a atuação de organização criminosa em presídios do Paraná.

De acordo com o coordenador do Gaeco no Paraná, Leonir Batisti, a investigação gira entorno do envolvimento de integrantes de facção criminosa no tráfico de drogas, comércio e posse de armas, sequestro e cárcere privado de pessoas, além de participação em homicídios de presos.

Seis mandados de busca e apreensão são cumpridos nos presídios em Piraquara e Londrina e sete em residências dos investigados.

Não está descartada a participação de agentes de segurança dentro dos presídios para facilitar a entrada de materiais que a facção utilizava para coordenar a quadrilha fora dos presídios.

As investigações tiveram início há sete meses.

Comentários