QUINTA, 02/06/2022, 12:00

Faixa exclusiva da Duque passou a ser liberada com veículos comuns a partir de hoje

Compartilhamento do corredor vale das 9h às 16 horas. Comerciantes cobram ainda a implantação do estacionamento rotativo da Zona Azul e o recapeamento asfáltico da via

Uma das reivindicações dos comerciantes e motoristas que trafegam pela região central foi atendida pela CMTU e Prefeitura de Londrina. A partir desta quinta-feira foi liberada por longo período a faixa exclusiva para ônibus na avenida Duque de Caxias, área central de Londrina.  O corredor poderá ser compartilhado por veículos comuns no período entre às 9 horas e 16 horas. A mudança vale para um trecho de cerca de 1,3 km entre as avenidas Leste-Oeste e Juscelino Kubitschek (JK).

Entre as 7h e 9h e das 16h às 19 horas, o trecho permanece exclusivo para ônibus.    

A mudança foi comemorada por comerciantes da região, mas outros pedidos foram feitos para melhoria do fluxo de clientes nos estabelecimentos.  Comerciante há 32 anos na Duque de Caxias, Luiz Carlos Euzébio, diz que a mudança no trânsito é uma das séries de necessidades dos comerciantes.

O grupo pede a instalação do estacionamento rotativo da Zona Azul no mesmo horário das 9h às 16h. Segundo o diretor-presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Cortez, e segunda etapa de intervenções ainda depende de ajustes no estudo feito junto com a Epesmel para implantação até o fim do mês. 

O prefeito Marcelo Belinati foi cobrado e prometeu a entrega das obras de pavimentação asfáltica da Avenida Duque de Caxias em toda sua extensão. 

O trecho da Duque de Caxias foi sinalizado pela CMTU. O trabalho envolveu a instalação de placas e a demarcação de novas pinturas na pista, mas por um período de 30 dias a companhia informou que não aplicará multa. Houve também a implantação de quatro câmeras de monitoramento. O tenente-coronel Nelson Villa prometeu aumentar a presença da Polícia Militar na segurança do comércio. 
Em vigor desde julho de 2010, a canaleta foi uma realização da Prefeitura de Londrina por meio da CMTU, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon).
 

Por Guilherme Marconi

Comentários