QUARTA, 18/07/2018, 19:19

Federação das Indústrias lança Projeto Paraná 2040

Proposta quer definir planejamento de longo prazo para cada região do estado, fortalecendo setores que já vão bem e tentando abrir novas frentes de desenvolvimento.

Mobilizar a sociedade e os candidatos que disputam as próximas eleições para definir novos desafios e construir um plano de desenvolvimento de longo prazo para o estado. Além dos candidatos, o Projeto Paraná 2040 também que reunir representantes da sociedade civil e o cidadão comum, que vai poder contribuir, por meio de uma plataforma web, com sugestões para o plano.

O coordenador do Observatório Fiep, Sidarta Ruthes, afirma que o projeto é uma ideia antiga e tem como objetivo principal construir uma proposta de planejamento de longo prazo para o estado. O projeto foi colocado em prática agora, em parte, pelas eleições e a possibilidade de engajar também os candidatos na iniciativa.

O coordenador explica que durante a elaboração do projeto, a equipe do Observatório analisou 70 planos de desenvolvimento de territórios implantados em várias partes do mundo. Mas segundo Sidarta Ruthes, não se trata de copiar soluções de outros lugares, mas buscar referências de sucesso.

Foram definidas nove dimensões que devem guiar o Projeto e um conjunto de desafios que precisam ser superados para o desenvolvimento do estado. Sidarta Ruthes avalia que a gestão pública no Brasil, de forma geral, não tem a tradição de um planejamento de longo prazo.

Segundo o coordenador do Observatório da Fiep, a ideia é fortalecer os setores que já vão bem em cada região e tentar abrir novos caminhos. O Projeto Paraná 2040 foi dividido em três etapas, cada uma delas marcada pela publicação de um livro.

A previsão da Fiep é que o primeiro livro, o Verde, seja lançado em setembro, para ser entregue aos candidatos que vão concorrer nas eleições. Quem quiser participar do processo pode fazer críticas ou sugestões pelo site www.parana2040.org.br. A consulta pública fica aberta até 15 de agosto.

Comentários