QUARTA, 08/06/2022, 19:13

FILO divulga programação e inicia venda de ingressos

Festival Internacional de Londrina movimenta a cidade a partir da próxima quarta-feira, com programação variada em diversos espaços até 26 de junho.

Foram dois longos anos sem esse clima de efervescência cultural que o FILO sempre provocou na cidade. Mas, em 2022 um dos mais antigos festivais culturais da América Latina volta com força total e quer reviver seus melhores momentos a partir da próxima quarta-feira. Serão 12 dias de muitas e variadas atrações para comemorar esse reencontro com o público da cidade.

Na abertura do FILO 2022, no dia 15, às 20h30, o premiado ator e diretor carioca Julio Adrião, traz para o palco do Cine Teatro Ouro Verde o espetáculo “A Descoberta das Américas”, em cartaz há mais de 17 anos. A peça volta a ser apresentada no dia seguinte, no mesmo horário e local.

A programação do FILO 2022 tem ainda a estreia nacional da nova montagem do Centro Teatral e Etc e Tal, “Esperando Beltrano”, em que os personagens Fulano e Sicrano revisitam de forma ácida o universo do teatro contemporâneo.

A programação do FILO tem ainda outros destaques, entre eles duas montagens escritas e protagonizadas por mulheres: “Vaga Carne”, de Grace Passô, e “Stabat Mater”, de Janaína Leite, que abordam temas fortes relacionados ao universo feminino. 

O diretor artístico do festival, Luiz Bertipaglia, diz que, apesar de mais enxuta, a programação dessa retomada do FILO vem consistente, com espetáculos que buscam debater o teatro contemporâneo, as relações humanas atuais, mas também levar diversão para o público.

O festival abre espaço também para convidados estrangeiros. O ator argentino Victor Ávalos traz o palhaço Tomate para uma apresentação única no palco do Teatro Ouro Verde. O comediante, que já passou por 26 países, também ministra oficina sobre o palhaço latino-americano.

De Londrina, marcam presença Tiago Marques, com “O Carteiro”; a Grita Cia. de Palhaças, com “Meta For Mosa”, e a Cia. Os Palhaços de Rua, com o espetáculo “Números”. A londrinense Cia. do Terno Dança-Teatro apresenta ainda “As Três Marias”, também uma abordagem sobre o universo feminino.

Luiz Bertipaglia destaca que nesta edição o FILO fechou uma parceria, que ele espera seja de longo prazo, com a Associação dos Profissionais de Arte de Londrina.

Os espetáculos do FILO 2022 serão apresentados no Cine Teatro Ouro Verde, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, no Sesc Cadeião Cultural, além de algumas ruas do centro da cidade e outros espaços abertos.

A coordenação geral do festival é de Alexandre Simioni e o patrocínio é da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, o Promic. 

Os ingressos para o FILO  começaram a ser vendidos nesta quarta-feira, pela plataforma Sympla. O valor é R$ 30 e a meia-entrada sai a R$ 15. Mais informações no endereço www.filo.art.br.

Comentários