QUARTA, 22/09/2021, 09:30

Fiscais da Sema retornam ao Lago Norte para tentar identificar pontos irregulares de despejo

Nesta terça-feira, havia peixes mortos, mau cheiro e uma oleosidade incomum sobre a água. Análise pode demorar mais de 15 dias para ficar pronta

As primeiras denúncias chegaram à Sema na terça-feira. Biólogos e fiscais foram até o local e fizeram uma varredura, para tentar encontrar a causa da poluição. Foram identificados peixes mortos, oleosidade sobre a água e mau cheiro. Mas no primeiro momento, não foram encontrados pontos irregulares de despejo ou vazamento de esgoto. O IAT, Instituto Água e Terra, foi chamado para coletar amostras da água. Segundo o secretário municipal de ambiente, a análise é fundamental para dar pistas sobre a causa do problema.

Até que fiquem prontos os resultados das análises, a Secretaria Municipal de Ambiente segue monitorando a região. Já houve situações semelhantes no passado, mas sem identificação dos responsáveis.

O IAT informou que as análises demoram de 15 a 30 dias para ficarem prontas e podem acusar o grau de contaminação e a presença de algum produto na água. Essas informações podem impactar na autuação. No entanto, por se tratar de perímetro urbano, cabe à Sema prosseguir com a investigação sobre os agentes causadores.
 

Por Livia de Oliveira

Comentários