SEGUNDA, 27/08/2018, 06:45

Frente fria abaixa temperaturas, mas dura pouco e já nesta terça-feira começa a se dissipar

Meteorologista diz que, até agora, inverno foi atípico, com temperaturas acima da média para o período e menos chuva que em outros anos.  

A frente fria chegou aqui à região na sexta-feira à tarde. Com ela, veio a chuva. Na sequência, já no fim de semana, chegou a massa polar e o frio, com mínimas na casa dos 7°.  Para quem gosta de calor, as temperaturas mais baixas devem durar só até esta segunda-feira.

Com a massa polar se dissipando, a meteorologista do Iapar, Heverly Morais, explica que, já na terça as mínimas sobem e devem ficar em torno dos 12°.

Faltando menos de um mês para o fim do inverno, Heverly Morais, afirma que foi uma estação de temperaturas mais altas, acima da média para o período, o que teve seu lado positivo ao reduzir o risco de geadas aqui na região.

Em relação à quantidade de chuva, a meteorologista diz que também foi um inverno atípico, com uma estiagem severa, que começou ainda no outono, e que, curiosamente, teve um agosto em que choveu mais do que a média, 180 mm.

Segundo Heverly Morais, a média histórica para o mês de agosto é de 51 mm. A agrometeorologista diz ainda que para recuperar o déficit hídrico de abril, maio, junho e julho, deveria ter chovido, pelo menos uns 400 mm em agosto. Mas no total dos cinco meses choveu apenas 260.

O inverno começou no dia 21 de junho e vai até 22 de setembro.

Comentários