TERCA, 22/09/2020, 16:56

Fuga em massa de presos com coronavírus pode causar surto da doença em Cambará, no Norte do Paraná

Pelo menos trinta detentos continuam foragidos. Serviços de saúde já foram alertados para avisar sobre qualquer procura por atendimento.

Todos os 34 presos que fugiram da cadeia pública de Cambará, no Norte do Paraná, na madrugada desta terça-feira, estão com coronavírus. A informação foi confirmada à CBN pelo coordenador regional do Departamento Penitenciário do Paraná, Reginaldo Peixoto.

De acordo com ele, quatro detentos já foram recapturados. Os demais continuam sendo procurados pela polícia. A fuga em massa é acompanhada com preocupação pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem medo de o episódio causar um surto de Covid-19 em toda a cidade. Atualmente, o município de 25 mil habitantes tem 126 casos ativos e quatro mortes pela doença.

O coordenador do Depen garantiu que a polícia já alertou todos os serviços de saúde da região sobre a possibilidade de algum foragido procurar por atendimento nos próximos dias. Apesar disso, ele admite a dificuldade de acompanhar a movimentação dos detentos, uma vez que a maioria deles é de fora da cidade e, normalmente, costuma se esconder na casa de parentes até a poeira baixar.

Os detentos fizeram um túnel de mais de 30 metros de comprimento para escapar. No momento da fuga, a cadeia estava superlotada. O local, com capacidade máxima para 42 detentos, abrigava 122. O coordenador do Depen confirmou, ainda, que 118 deles testaram positivo para coronavírus, e que o surto na unidade era acompanhado há pelo menos duas semanas, depois que 13 presos infectados foram transferidos para a cadeia de Cornélio Procópio, onde passaram a quarentena, e três funcionários acabaram afastados dos trabalhos por suspeita de coronavírus. Apesar da grande quantidade de casos, Peixoto garantiu que nenhum dos contaminados apresentou sintomas graves da doença.

Por Guilherme Batista

Comentários