QUARTA, 18/07/2018, 14:46

Gaeco investiga esquema de cobrança de propina comandado por fiscal da Secretaria de Meio Ambiente

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Sema, na casa do servidor e em empresas que teriam aceitado pagar vantagem indevida para evitarem fiscalização.

Policiais do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado cumpriram, nesta quarta-feira  mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na zona sul de Londrina. A investigação apura um suposto esquema de corrupção formado por servidores da Sema, que teriam cobrado propina de pelo menos dois empresários pra barrar fiscalizações contra eles na secretaria.

O Gaeco também cumpriu mandados nas casas e nas empresas dos servidores e empresários suspeitos de participação no esquema. Foram apreendidos celulares, computadores e muitos documentos. Segundo o promotor Leandro Antunes, as cobranças eram feitas por um único servidor, que usava o WhatsApp para conversar com os empresários e acordar o pagamento de propina. O valor a ser pago, não revelado pela investigação, seria dividido com outros dois fiscais, também coniventes com a existência do esquema.

Ainda de acordo com o promotor, a investigação é um braço da Operação Password que, em maio, prendeu três pessoas por participação num esquema que, segundo as investigações, fraudava a cobrança de IPTU no sistema da Secretaria Municipal de Fazenda. Leandro Antunes explicou que as irregularidades na Sema foram descobertas graças a mensagens encontradas no celular de um dos suspeitos da Password.

O Ministério Público também pediu o afastamento do servidor acusado das funções dele na Sema, o que foi acatado pela Justiça. Outras medidas cautelares aceitas proíbem os acusados de terem contato entre si, e que eles também se aproximem da Sema e da prefeitura.  Para o promotor a descoberta das irregularidades pode ter revelado apenas a “ponta do iceberg” de um esquema muito maior, com a participação de ainda mais pessoas. Informações que vão começar a ser descobertas agora, com o decorrer das investigações.

Em nota, a prefeitura informa que trata-se de um caso isolado, de um funcionário acusado de corrupção, que sofrerá todas as sanções administrativas previstas caso haja a confirmação dos fatos. O município também se coloca à disposição do Ministério Público no que for necessário.

Por Pauta CBN

Comentários