TERCA, 16/03/2021, 16:06

Governador decreta luto oficial de três dias pela morte de Euclides Scalco

Ex-ministro e ex-deputado federal morreu aos 88 anos após um AVC e de ter sido diagnosticado com a Covid-19.

O luto oficial de três dias foi decretado pelo governador Ratinho Junior nesta terça-feira, horas após a morte do ex-ministro e ex-deputado federal Euclides Scalco, de 88 anos. Ele sofreu complicações após um acidente vascular cerebral e recentemente foi diagnosticado com Covid-19.

Gaúcho de Nova Prata, o ex-ministro se formou em Farmacêutica e Bioquímica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e com 27 anos, se mudou com a esposa para Francisco Beltrão, onde iniciou a vida política e foi vereador e prefeito.

Deputado federal por três mandatos, Euclides Scalco participou da Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela Constituição de 1988, e já na década de 1990, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, assumiu o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. No segundo mandato de FHC, Scalco foi ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Também foi chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná e recebeu o título de Cidadão Honorário. A biografia do político paranaense, escrita pelo sobrinho Marcos Antonio Bastiani, está no livro “Euclides Scalco. O homem, seu tempo e sua história”. O ex-ministro deixa esposa, dois filhos e duas filhas.

Comentários