QUINTA, 24/09/2020, 17:34

Governador diz que só vai liberar os últimos leitos Covid do Hospital Universitário de Londrina “se houver demanda”

Ratinho Junior reitera que governo tem acompanhado de perto o avanço da pandemia de coronavírus na região, mas garante que, pelo menos por enquanto, não há necessidade de novas vagas

Desde julho a cidade de Londrina espera pela liberação dos últimos leitos exclusivos para pacientes com coronavírus no Hospital Universitário. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, faltam pelo menos dez vagas da Terapia Intensiva para serem ativadas. O município argumenta que, como o preparo dos leitos demanda tempo, seria importante ter os espaços já equipados e com funcionários à disposição. A preocupação é com a taxa de ocupação dos quartos, que chegou a quase 90% na última semana.

O governador Ratinho Junior, por sua vez, diz que só vai autorizar a liberação dos leitos se houver demanda para isso. Em entrevista coletiva em Cambé nesta quinta-feira, ele reiterou que o governo tem acompanhado de perto o avanço da pandemia de coronavírus na região de Londrina, e garantiu que, pelo menos por enquanto, não há necessidade de novas vagas.

Ratinho Junior garantiu, ainda, que, em caso de uma demanda não esperada, há a possibilidade de encaminhar pacientes para outros hospitais até que os leitos do HU fiquem prontos.

Atualmente, o Hospital Universitário de Londrina conta com 359 leitos, além dos de retaguarda abertos pelo governo em julho. São pelo menos 20 leitos de UTI e 50 de enfermaria exclusivos para pacientes com coronavírus.

Por Guilherme Batista

Comentários