TERCA, 08/11/2016, 18:37

Governador não comparece a reunião sobre o Contorno Norte

Lideranças da região marcam novo encontro no fim do mês para discutir a importância da obra.

Prefeitos, deputados estaduais e federais e empresários de Londrina e região se reuniram nesta segunda-feira com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, para discutir a construção do Contorno Norte. O governador Beto Richa não compareceu a reunião. De acordo com o deputado estadual Tercílio Turini, o encontro foi marcado com a intenção de cobrar a execução da obra projetada em 1997, para desviar o fluxo de veículos pesados das áreas urbanas de Londrina e região.

O deputado destaca que as entidades temem que o Contorno Norte seja trocado por outra obra, como a duplicação da BR 369 entre Jataizinho e Cornélio Procópio. Segundo Turini, o governo do estado já iniciou uma negociação paralela com a concessionária Econorte há tempos atrás propondo essa troca .

A informação dada pelo governo é de que o projeto precisa de um novo traçado, porque aquele previsto no contrato com a empresa de pedágio já estaria ocupado por uma série de imóveis. O vínculo entre o estado e a Econorte prevê que a obra deve ser feita em pouco mais de quatro anos, até 2021, quando terminam as atuais concessões de pedágio no Paraná.

Procurada pela nossa reportagem, a concessionária alegou por meio de sua assessoria de imprensa que aguarda definições do Departamento de Estradas de Rodagem sobre a construção do contorno e também espera que o governo conclua a situação das desapropriações. Uma nova reunião será realizada no próximo dia 25 aqui em Londrina.

Por Claudia Lima

Comentários