QUINTA, 15/10/2020, 15:15

Governador quer que licitação para definir novos contratos do pedágio seja realizada na Bolsa de Valores

Para Ratinho Junior, modalidade diferenciada vai fazer com que processo seja mais transparente e tenha a participação de empresas de fora do país. Governo também pretende realizar audiências públicas para discutir valores e obras com a população

O governador Ratinho Junior pretende pressionar o Governo Federal, responsável pelo próximo modelo de concessão de rodovias no Paraná, a levar a licitação para a escolha das novas concessionárias de pedágio para a Bolsa de Valores de São Paulo. A garantia foi dada em entrevista coletiva em Londrina nesta quinta-feira, durante a solenidade que liberou recursos para a construção de uma Cidade Industrial no município. Ratinho Junior lembra que o atual modelo de concessão, alvo de muitas polêmicas e reclamações por parte dos usuários, termina em novembro do ano que vem, e que, apesar de a conclusão ainda estar relativamente distante, o governo já discute formas de melhorar o próximo sistema de pedágio, levando em conta, segundo ele, o interesse dos motoristas e não das concessionárias.

Para o governador, se a licitação for realizada na Bolsa de Valores, o processo, além de mais transparente, vai conseguir chamar a atenção de diversas empresas, muitas delas, conforme ele, de fora do país. A maior concorrência, na avaliação de Ratinho Junior, pode baratear as tarifas e, principalmente, garantir que mais obras sejam realizadas nas rodovias.

Ainda segundo o governador, o estado pretende iniciar, ainda este ano, a realização de audiências públicas, em cidades de diversas regiões, para discutir os valores das tarifas e as principais obras a serem realizadas diretamente com a população.

Por Guilherme Batista

Comentários