SEGUNDA, 27/06/2022, 09:13

Governo anuncia convocação de 2 mil policiais militares e 400 bombeiros; 80 PMs deverão vir para batalhões de Londrina e região.

Novos agentes já foram aprovados em concurso público e devem começar a atuar até o final deste ano, após o curso de formação.

O Governo do Estado anunciou a convocação de 2 mil policiais militares e 400 bombeiros em aviso de pauta encaminhado à imprensa neste domingo (26). A formalização do ingresso dos novos agentes vai ser assinada pelo governador Ratinho Junior na manhã desta segunda-feira (27) na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. Os novos servidores já foram aprovados em concurso público e vão reforçar os quadros da segurança pública do estado. Eles devem passar pelos respectivos cursos de formação nos próximos meses e começar a atuar como policiais ainda este ano. 

No início deste mês, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (PM), tenente-coronel Nelson Villa, já havia adiantado um reforço no efetivo da corporação, que atende Londrina e Tamarana. O recém-criado 30º Batalhão, que atende a zona norte e outros sete municípios da região, também deverá ser contemplado com novos policiais. Segundo o comandante, serão 80 agentes ao todo, sendo 50 para o 5º e 30 para o 30º  Batalhão da PM. Na época, Villa ressaltou a importância da convocação das equipes para o reforço do patrulhamento em Londrina e região, e também para a realização de novos projetos, como o policiamento-satélite, por exemplo. 

O número revelado pelo comandante ainda não foi confirmado oficialmente pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. Há a expectativa de que ele seja maior, uma vez que só para atender o 30º Batalhão e a 11ª Companhia Independente de Cambé, por exemplo, teriam sido criadas 153 novas vagas de policiais. Por outro lado, elas não seriam preenchidas de uma só vez. 

No mesmo evento de assinatura para a convocação dos 2.400 novos militares, haverá a entrega de 250 viaturas, 88 motos e seis embarcações para as polícias Militar; Civil; Penal e Científica, além do Corpo de Bombeiros. O investimento total para a área da segurança ultrapassa os R$ 55 milhões. 

Por Guilherme Batista

Comentários