SEGUNDA, 14/09/2020, 06:00

Governo do estado anuncia campanha de vacinação contra a Poliomielite

Com público alvo para crianças e adolescentes as doses começam a ser aplicadas em outubro.

A Secretaria de Estado da Saúde promove de 5 a 30 de outubro as campanhas de Multivacinação e de Vacinação contra a Poliomielite, dirigida às crianças e adolescentes.

A ação envolve a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Primária, que vão articular as atividades junto às Regionais de Saúde e às secretarias municipais.

O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação e assim melhorar as coberturas vacinais, e manter controladas, eliminadas ou erradicadas várias doenças, como meningite, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche, diarreia por rotavírus, difteria, tétano, hepatites, febre amarela e HPV, vírus que pode provocar o câncer entre os jovens.

De acordo com Vera Rita da Maia, chefe do Programa de Imunização da Sesa, as vacinas são seguras e previnem contra doenças que podem levar à morte.

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, uma força tarefa entre os diversos gestores da saúde no estado estão em busca de uma maior cobertura vacinal. No estado a cobertura vacinal tem sido bem abaixo do que é preconizado.

Serão ofertadas 14 vacinas na Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, além da vacina contra a poliomielite (VOP) para crianças a partir de 12 meses e menores de cinco anos de idade.

A meta de vacinação da poliomielite é atingir 95% de cobertura vacinal, uma população estimada de 583 mil 962 crianças a serem imunizadas no Paraná. A estratégia será indiscriminada na faixa de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Comentários