QUARTA, 14/08/2019, 19:19

Governo do Estado fecha acordo inédito para uso de softwares da Microsoft na rede estadual de ensino

Secretário de Educação anuncia que Governo estuda ainda implantar, a partir do ano que vem, um software de reconhecimento facial nas escolas estaduais.

O Paraná é o primeiro Estado do Brasil a fechar um convênio do tipo com a Microsoft. O protocolo de intenção do acordo foi assinado, nesta quarta-feira, pelo governador Ratinho Junior e pela presidente da empresa no Brasil, Tânia Cosentino, em uma em solenidade no Palácio Iguaçu. O acordo, que tem duração inicial de quatro anos, vai permitir acesso a softwares educacionais da companhia por alunos e professores da rede pública estadual.

Durante a cerimônia de assinatura, o governador destacou a prioridade do Governo para a educação e ressaltou que a parceria não envolve investimento de recursos pelo Estado.

A presidente da Microsoft do Brasil, Tânia Cosentino, destacou o fato do Paraná ser o primeiro estado do Brasil a fechar a parceria. De acordo com a executiva da gigante mundial do setor, o convênio tem como prioridade as escolas menores, das cidades pequenas. A ideia, segundo ela, é democratizar as tecnologias e com isso estimular a inovação e o empreendedorismo.

Com o convênio, as escolas vão ter acesso a softwares como o Office 365 para Educação, a uma ferramenta para rede social corporativa, editor de texto, planilha de cálculo, apresentação de slides, entre outros. Os docentes vão ter ainda acesso ao programa Professores Embaixadores, que dá acesso a recursos específicos e gratuitos para eles e também para os diretores das escolas.

Além do acordo firmado com a Microsoft Brasil, o secretário Estadual de Educação, Renato Feder, anunciou que a pasta estuda implementar, já no ano que vem, um software de reconhecimento facial nas escolas da rede.

Segundo o secretário, outra novidade é que a pasta deve implementar ainda este ano um software administrativo para todas as unidades.

Comentários