QUARTA, 23/05/2018, 19:00

Governo do Estado volta atrás e decide manter convênio do Colégio de Aplicação

Notícia chegou minutos antes de uma reunião na Câmara de Vereadores para discutir o tema e foi comemorada por pais, alunos e professores.

A sala de sessões da Câmara ficou cheia de professores, pais e alunos do Colégio Aplicação. Além deles, os principais interessados no assunto, também participaram da reunião pública na Câmara, representantes do Núcleo Regional de Educação, das Secretarias de Educação municipal e estadual e da UEL.

O problema começou quando, no início do mês, o Governo do Estado anunciou que iria retirar o ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, do convênio com a UEL e repassar a gestão para a Prefeitura. De lá pra cá, professores, pais e alunos iniciaram uma mobilização para tentar fazer com que o Governo do Estado voltasse atrás.

E a boa notícia veio minutos antes do início da reunião, quando a secretária Estadual de Educação, Lúcia Cortez, entrou em contato com representantes do grupo. Segundo o diretor do colégio, Edmilson Lenardão, a secretária informou que o convênio estava mantido por mais cinco anos e que o Governo do Estado continuaria à frente do Aplicação.

Aliviado, Edmilson Lenardão destacou a mobilização de pais, alunos e professores desde que a informação foi divulgada pelo Governo. Para o diretor, isso revela a qualidade da educação oferecida pelo Aplicação.

A reunião foi coordenada pela Comissão de Educação da Câmara, que é presidida pelo vereador Amaury Cardoso. Para o parlamentar, o assunto trouxe muita insegurança para pais, alunos e professores.

Segundo Cardoso, há poucos dias os vereadores enviaram um ofício à Governadora Cida Borghetti pedindo a continuidade das atividades do Aplicação. O vereador comemorou a decisão do Governo e também destacou a participação da comunidade do colégio no processo.

Oficialmente o Colégio de Aplicação leva o nome do seu idealizador, o Professor José Aloísio Aragão. Prestes a completar 58 anos, o colégio começou a funcionar em junho de 1960 e no começo tinha como estudantes apenas as garotas.

Comentários