TERCA, 04/05/2021, 11:00

Governo do Paraná anuncia que aulas presenciais terão inicio gradativo a partir de 10 de maio

O retorno deve acontecer de forma paralela a vacinação de profissionais de educação

Ao lado dos secretários estaduais de educação, Renato Feder e saúde Beto Preto, o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), anunciou em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (4) que a rede estadual de ensino do Paraná terá uma volta gradativa às aulas presenciais a partir do dia 10 de maio.

Segundo o governador foram adotados três critérios para a definição de quais colégios devem ter prioridade nesse retorno. O primeiro deles é o acompanhamento das cidades que retomaram o ensino presencial na rede municipal e o transporte escolar.

Além disso, serão priorizadas as instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas. Outro critério é a análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco, elencou Ratinho Junior. 

As secretarias da Educação e de Saúde ainda estão realizando o mapeamento dos locais.   As instituições de ensino seguirão um protocolo de segurança, com uso de máscara e distanciamento.  O retorno presencial não será obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino. De acordo com o secretário estadual de Educação, Renato Feder, nas escolas que reabrirão para atividades presenciais, será adotado o modelo híbrido de ensino. 

O retorno deve acontecer paralelamente à vacinação dos profissionais da Educação, programada para este mês.   Até agora 9 mil professores estão vacinados. No próximo lote serão liberadas 32 mil doses para professores de 55 a 59 anos. 

 Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente devem continuar no ensino remoto que acontece desde o início deste ano letivo, em 18 de fevereiro. 

Por Guilherme Marconi

Comentários