SEGUNDA, 02/12/2019, 14:33

Governo prorroga prazo para atualização de rebanho no Paraná

Os produtores agora têm até o dia 20 para fazer a comprovação de animais.

A campanha de atualização do rebanho do Paraná terminaria no dia 30, mas o governo do estado prorrogou o prazo para o dia 20 de dezembro. O médico veterinário e fiscal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) Londrina, Alberto Galerani explica que a motivação da prorrogação é a baixa procura por parte dos proprietários.

Oficialmente o estado ficou livre da vacinação contra a febre aftosa dia 15 de outubro. Mas, o cadastramento é mais amplo. Devem ser considerados pelo produtor no levantamento bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, peixes e as abelhas. A expectativa é cadastrar 1200 animais em Londrina e 500 em Tamarana.

A multa pode chegar a R$ 100 por cabeça. A atualização pode ser feita na própria unidade da Adapar mais próxima da propriedade rural, secretarias de agricultura de cada município, sindicato rural, ou no site da Adapar. As campanhas agora são semestrais e os produtores devem ficar atentos às datas para não serem notificados caso não façam o levantamento.

O site da adapar é www.adapar.pr.gov.br.  

Por Claudia Lima

Comentários