Gramado do VGD recebe novo sistema de irrigação e drenagem
São mais de 600 metros de tubulação, além de 35 aspersores que vão funcionar de maneira automatizada
Enquanto o Tubarão não entra em campo nesta reta final de 2024, o VGD segue recebendo as melhorias exigidas para voltar a receber jogos do LEC já no Campeonato Paranaense de 2025.
Um dos pontos mais importantes no estádio é o gramado. Sem receber uma partida oficial desde 2016, o campo tem recebido uma atenção especial na reforma que o clube tem feito. Na primeira etapa da obra no gramado, foi feito um corte em nivelamento, agora, a etapa está sendo drenagem e irrigação, com a instalação de mais de 600 metros de tubulação juntamente com 35 aspersores divididos em seis locais do campo que vão funcionar de forma automatizada.
Segundo o presidente da instituição, Hélio Cury Filho, para o Estadual do ano que vem, a Federação Paranaense de Futebol se comprometeu a reforçar as vistorias dos estádios a fim de cobrar condições mínimas de campo para a realização dos jogos.
O VGD ainda vai ganhar novos vestiários que terão saídas subterrâneas para o gramado , que vão ser construídos embaixo do setor de arquibancadas sem cobertura, ao lado do memorial do LEC. Serão construídos novos sanitários e bares para o público, além de toda readequação de sistema hidráulico e elétrico.
Além de ser utilizado para receber os jogos do Tubarão no Campeonato Paranaense e também da série C do Brasileirão, o VGD será usado como centro de treinamento da equipe alviceleste até que o novo espaço esteja pronto, o que deve acontecer no final do ano que vem. Para isso, o estádio ganhou uma nova academia, espaços para departamento médico, fisioterapêutico e refeitórios.
O Londrina firmou recentemente um acordo com a prefeitura para destinar o pagamento de uma condenação em uma Ação Civil Pública à realização de benfeitorias no VGD. A ação, movida pelo Ministério Público no final da década de 1990, resultou na condenação do clube em todas as instâncias devido a repasses para a antiga Copa Cidade de Londrina, com o valor atualizado alcançando R$ 15 milhões. Em vez de transferir o montante aos cofres públicos, o LEC investirá na reforma do VGD e poderá também realizar melhorias no estádio do Café.
A comissão técnica retorna das férias na próxima segunda (25), enquanto o elenco alviceleste volta aos treinamentos na quarta-feira (27) da semana que vem. O Tubarão já tem compromisso para o dia 13 de dezembro, a equipe faz a estreia no Torneio Paraná Verão contra o Maringá. O mando de campo é do Londrina, mas o local da partida ainda não foi divulgado.