QUARTA, 13/06/2018, 19:16

Grupo paranaense é o primeiro do país a vender passagem rodoviária com moeda virtual

Por enquanto apenas os Bitcoins, a criptomoeda mais conhecida do mercado é aceita, mas em breve, outras duas moedas virtuais poderão ser usadas para comprar os bilhetes.

A primeira compra de passagem rodoviária do país usando moeda virtual foi feita no último sábado, 9 de junho, para uma viagem de Maringá a Campinas. A novidade foi introduzida no mercado por duas empresas aqui do estado, a Viação Garcia e a Brasil Sul, do grupo paranaense GBS.

As primeiras empresas de transporte de passageiros do Brasil a aceitarem o sistema digital de moeda como pagamento. As vendas são apenas para passagens compradas online. De acordo com o vice-presidente do grupo, Estefano Boiko Júnior, a empresa percebeu o aumento do interesse das pessoas pelas criptomoedas e decidiu implantar a novidade.

O vice-presidente do Grupo GBS explica que, inicialmente, a opção foi começar apenas com os Bitcoins, a mais famosa das moedas virtuais. Até julho, outras duas criptomoedas serão aceitas: a BitcoinCash e aLitecoin.

Estefano Júnior afirma que o sucesso das moedas virtuais ainda é uma incógnita e que a única forma de descobrir isso é oferecendo o serviço aos clientes.

As moedas virtuais utilizam códigos criptográficos, difíceis de serem quebrados, e são armazenadas em uma rede de usuários em que não há bancos ou outro tipo de instituição financeira regulatória.

Para utilizar as criptomoedas, o usuário tem que ter uma “carteira virtual”, onde elas são armazenadas e gerenciadas pela internet. As moedas virtuais podem ser adquiridas com reais através de uma plataforma específica de compra.

Comentários