QUARTA, 01/05/2019, 18:13

Grupo Proteu volta ao Teatro Ouro Verde e comemora quatro décadas de atuação com ex-integrantes

Com direção de William Pereira, companhia de teatro faz curta temporada do espetáculo “Tango” neste fim de semana aqui na cidade.

O espetáculo marca o retorno da companhia de teatro londrinense ao palco do Cine Teatro Ouro Verde. Tango traz no elenco alguns ex-integrantes do Proteu, como Mira Roxo, Maria Fernanda Coelho e Poka Marques, além dos atores londrinenses Sergio Mello, Rogério Costa, Luan Valero e Maíra Kodama. O espetáculo também presta uma homenagem ao ator londrinense Remir Trautwein, que fez parte da companhia e participava dos ensaios da peça quando faleceu no dia 15 de abril.  

Criado em 1978 pela médica psiquiatra paulista Nitis Jacon, uma apaixonada pelos palcos e uma das figuras mais atuantes do teatro paranaense, o Projeto Experimental de Teatro Universitário, Proteu foi responsável por algumas montagens ousadas e emblemáticas nesses mais de 40 anos e também uma escola para algumas gerações de atores e produtores da cidade.

Participar do espetáculo de quase duas horas, e montado em apenas 30 dias, segundo a atriz Maria Fernanda Coelho, tem sido um desafio prazeroso. Para a ex-integrante da companhia, a reunião da nova e da velha guarda nessas três apresentações tem um significado especial.

Escrito nos anos 1960, “Tango” é um conto sarcástico sobre o conflito de gerações, onde o idealismo juvenil se transforma em luta por poder e abre caminho para o despotismo e arbitrariedades. Para Maria Fernanda Coelho, a peça tem um texto poético e bem atual e tem tudo para agradar o londrinense.

Durante a curta temporada, o público poderá também rever algumas reproduções de cartazes dos espetáculos da companhia produzidos ao longo das últimas quatro décadas. O espetáculo Tango será apresentado nesta sexta-feira (03), no sábado (04) e no domingo (05), no teatro Ouro Verde, às 20h. Os ingressos custam R$10,00 e R$5,00, a meia-entrada.

Comentários