SEGUNDA, 11/01/2021, 18:00

Grupos de apoio da UEL criam rede de acolhimento totalmente virtual

Projeto quer promover bem-estar psicológico através da troca de experiências.

A Clínica Psicológica da Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai abrir novos grupos de apoio e acolhimento a partir do dia 21 de janeiro. As reuniões, semanais e em formato virtual, vão atender grupos de pessoas em luto, gestantes, pessoas que convivem com o vírus HIV, mulheres e população LGBTQIA+. Não há custo para participação. O projeto terá a duração de seis meses, com fim das atividades em junho deste ano.

A professora Ananda Kenney, do Departamento de Psicologia Social e Institucional, é quem vai supervisionar as atividades que contam com a participação de estagiários do curso de Psicologia da UEL. Ela explica que cada um dos grupos atende perfis específicos e questões que cercam o público. Com isso, o formato de cada reunião é diferente. Alguns priorizam o apoio ao participante, enquanto outros são voltados para reflexão e ainda tem grupos que visam a superação de desafios.  

Ananda ressalta que com a pandemia da Covid-19 e a necessidade do distanciamento social, o acompanhamento proporcionado pelo grupo traz diversos benefícios para os participantes, como o próprio convívio, além da troca de experiências e a identificação entre as pessoas que integram a atividade. Para ela, as reuniões contribuem para que o indivíduo se reconheça como parte de um núcleo social.

Ela explica que os encontros são realizados por meio de plataformas virtuais, como forma de reduzir aglomerações. Com maior uso da internet e de recursos tecnológicos, os atendimentos que, antes priorizavam o público da região, hoje são abertos para todo o Brasil.

As inscrições para participar das reuniões podem ser feitas por meio de formulário virtual, disponível na Agência de Notícias da UEL, mas a professora alerta que restam poucas vagas para certos grupos, enquanto outros já estão completos. Neste caso, interessados ainda podem se registrar para a lista de espera. Para mais informações, o telefone da Clínica Psicológica é 3371-4237.

Por Victor Assis

Comentários