SEGUNDA, 06/04/2020, 06:50

Guarda Municipal e CMTU lacram espaços públicos para evitar aglomeração de pessoas

A ação tem o objetivo de fazer valer o decreto municipal. Atividades físicas e brincadeiras ao ar livre também estão suspensas.

A Guarda Municipal (GM) de Londrina e agentes da CMTU lacraram com fitas, cartazes e cadeados nos portões todos os espaços públicos de lazer, recreação e atividade física. A ação é em cumprimento ao decreto municipal, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati na última sexta-feira. Ele prevê que as pessoas estão proibidas de caminhar, se exercitar ou levar os filhos para brincar em espaços como praças, Zerão e Lago Igapó para evitar aglomeração, como explica o secretário de defesa social Pedro Ramos.

Além de lacrar, os guardas têm a função de orientar as pessoas quanto ao cumprimento do decreto. Não pode fazer caminhada ou andar pela cidade. O secretário explica que podem ser presas as pessoas que oferecerem resistência às orientações.

O secretário lembra também que a GM continua fiscalizando estabelecimentos comerciais que insistem em abrir, apesar da proibição de funcionamento em função da pandemia do coronavirus. 

Caso o comerciante seja alertado pela Guarda e continue com o estabelecimento aberto, a notificação pode se tornar multa, aplicada pela secretaria municipal de fazenda. A infração pesa no bolso e vai de R$ 292 a quase R$ 11 mil.

Por Claudia Lima

Comentários