QUARTA, 27/11/2019, 09:56

Guardas municipais são acusados de fazer bico usando equipamentos da corporação

Um dos agentes moveu processo trabalhista e ainda foi à audiência com a viatura

A Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização da Câmara de Vereadores protocolou um requerimento, com regime de urgência, pedindo explicações do Secretário de Defesa Social sobre um episódio envolvendo guardas municipais.

Segundo a denúncia, um agente teria usado uma viatura da Guarda para fins particulares. Em 18 de novembro, o veículo oficial ficou estacionado em frente à sede da Justiça do Trabalho, na avenida do Café, enquanto o guarda municipal participava de uma audiência. Ele processou uma empresa de segurança privada alegando ter exercido funções de segurança e vigilante em dias alternados à sua jornada de trabalho como agente da guarda. Um processo semelhante também foi movido por outro servidor.

O presidente da comissão, vereador José Roque Neto, quer saber se existe autorização da Defesa Social para que os agentes realizem os chamados “bicos” como segurança e para que usem a viatura da Guarda para atender interesses particulares.

O requerimento apresentado pela Comissão também questiona o fato de Guardas Municipais usarem a arma que pertence à corporação fora do horário de serviço.

O secretário de Defesa Social tem prazo de 30 dias para responder o requerimento à Câmara.

Comentários