QUARTA, 23/06/2021, 16:51

Há menos de um ano em funcionamento, UBS do jardim Santa Rita já apresenta sérios problemas estruturais

Além de rachaduras no muro, unidade tem esparadrapo em fechaduras e portas danificadas. Secretaria de Saúde diz que obra está na garantia, e que empresa responsável pela construção vai precisar reparar os problemas.

A unidade básica de saúde (UBS) do jardim Santa Rita, na zona oeste de Londrina, está há menos de um ano em funcionamento, mas já apresenta diversos problemas estruturais. O prédio de 500 metros quadrados foi construído do zero a um custo de R$ 1,2 milhão, mas não demorou muito para os transtornos começarem a aparecer. Inaugurado em agosto de 2020 para receber as atividades do antigo posto do jardim Leonor e uma demanda de 15 mil usuários, o espaço já está com o muro externo marcado por diversas rachaduras. Na parte interna, o destaque negativo fica por conta dos esparadrapos que dão sustentação às fechaduras das portas. Nos banheiros, também há rachaduras e torneiras danificadas. Alguns ventiladores, segundo os usuários, também já estão sem funcionar. A Associação de Moradores do bairro tirou diversas fotografias dos problemas mais graves. O material deve ser enviado à Secretaria Municipal de Saúde.

Mas, mesmo antes de receber as imagens, o secretário Felippe Machado se comprometeu a avisar o engenheiro da autarquia para pedir que o profissional visite e faça uma vistoria na unidade o quanto antes. Ele lembrou que a obra ainda está na garantia, e que caberá à empresa responsável pela construção do prédio a execução dos reparos necessários.

A unidade conta com cinco médicos; três enfermeiros; dois dentistas; um fisioterapeuta; 15 técnicos de Enfermagem e dez agentes de Saúde, além da equipe administrativa. A secretaria garante que, apesar dos problemas estruturais, o atendimento continua sendo prestado normalmente na UBS.

Por Guilherme Batista

Comentários