TERCA, 29/12/2020, 15:21

Hemocentro de Londrina tem baixo estoque de bolsas de sangue e precisa de doações

Período de férias e pandemia são as principais causas para redução do número de doadores

Responsável pela distribuição de bolsas de sangue para mais de 20 hospitais da região, o Hemocentro Regional de Londrina está precisando de doações. No fim de ano, a mobilização para ações de reposição dos estoques perde força. De acordo com a médica hematóloga Tânia Anegawa, além das dificuldades relacionadas ao período de férias e viagens, a pandemia também afetou o número de doações. Com as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como o distanciamento social, muitos deixaram de comparecer ao Hemocentro.

A médica ainda destaca que a suspensão das aulas presenciais em universidades de Londrina também afetou os estoques, já que uma parcela considerável dos doadores é universitária.

Para coleta de sangue, o doador deve ter entre 16 e 59 anos, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar bom estado de saúde. A doutora explica que aqueles que já tiveram a Covid-19 há mais de 30 dias, e não apresentam sintomas, podem doar sangue normalmente. Pessoas que já positivaram para a doença também podem contribuir para pesquisas relacionadas ao tratamento da doença com plasma hiperimune, coletado a partir da doação de sangue. Apenas neste caso é necessário apresentar o exame.

O Hemocentro Regional de Londrina fica na rua Cláudio Donizete Cavalieri, nº 156, ao lado do Hospital Universitário e atende de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h30. Aos sábados, a doação pode ser feita das 8h às 17:30. Para agendar um atendimento é necessário acessar o site saúde.pr.gov.br/doação.

Comentários