SEGUNDA, 30/03/2020, 18:13

Hemocentro do HU de Londrina precisa de doadores para manter estoque de sangue

O atendimento está sendo realizado de segunda a sábado. 

O Hemocentro Regional do HU de Londrina está precisando de doadores de sangue para manter o estoque. Há 10 dias nossa reportagem fez um apelo à população sobre a necessidade de reabastecimento do estoque de sangue que estava no limite, segundo informações da unidade regional.

As restrições de circulação de pessoas por causa do novo Coronavírus haviam reduzido o número de doadores.

De acordo com o coordenador do Hemocentro do HU, Fausto Trigo, a população atendeu o apelo e na última semana várias doações de sangue foram realizadas. Mas é preciso manter as doações, por isso, o apelo continua.

O Hemocentro do HU atende a 22 hospitais que integram as 17ª Regional de Saúde.

As medidas restritivas para não irem em grupos doarem estão mantidas, mas segundo Fausto Trigo, não há riscos de aglomerações já que poucos estão circulando no Hemocentro.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e apresentar documento com foto. Menor de 18 anos precisa estar acompanhado por um responsável.

Mas a recomendação é que nesse período apenas pessoas entre 18 e 60 anos doem, já que acima de 60 anos de idade são pessoas do grupo de risco.

Pessoas com qualquer tipo de resfriado não deve doar sangue.

O Hemocentro fica ao lado do HU na Rua Cláudio Donizete Cavalieri. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira da 1h da tarde até as 6h30 da noite. Já aos sábados das 8h da manhã até as 5h30 da tarde.

Outras informações pelo telefone: (43) 3371-2218.

Por Bruno Carraro

Comentários