TERCA, 27/04/2021, 14:10

Hospital de Jataizinho deve fechar as portas por falta de recursos

Único hospital da cidade, que atende quase 100% pelo SUS, é responsável por 1.200 atendimentos por mês

O Hospital São Camilo de Jataizinho deverá fechar as portas na sexta-feira, dia 30. O prazo de descredenciamento do SUS (Sistema Único de Saúde) foi informado à Sesa (Secretaria Estadual de Saúde).  A instituição informa que os recursos são insuficientes para manter os atendimentos no hospital que é particular, mas atende quase exclusivamente pelo SUS. 

A diretora administrativa da hospital, Rosália Sato, revela que as contas não fecham. O hospital iniciou as atividades em 1983, mas nos últimos tempos a déficit orçamentário aumentou. O custo mensal  da operação fica acima de R$ 150 mil, mas o repasse chega a R$ 110 mil.

Estão em tratativas algumas alternativas. A direção tenta encontrar uma solução com o prefeito de Jataizinho, Vilsinho Quirino (PDT) e vereadores. Reuniões também foram feitas com a diretora da 17ª regional de saúde, Maria Lucia Lopes para repasses da SESA.  


Rosália Sato informou que a unidade é único hospital da cidade e atende 1.200 pacientes por mês e faz 71 internações mensais pelo SUS. São 23 funcionários, sem contar os médicos plantonistas contratados.

Uma das saídas de imediato seria encaminhar os pacientes de urgência e emergência para Ibiporã. O prefeito de Jataizinho, informou ao jornal Folha de Londrina, que outra medida possível estender o horário de funcionamento das três UBS (Unidades Básicas de Saúde), que atualmente ficam abertas de segunda a sexta, das 7h às 17h.   

Em ofício, a Sesa questiona a possibilidade de o Hospital São Camilo manter seus atendimentos aos usuários do SUS por tempo superior aos 60 dias previstos no contrato, para que seja possível a reorganização da rede de atenção a saúde aos usuários do sistema.   

Por Guilherme Marconi

Comentários