TERCA, 18/07/2017, 18:53

Hospital Evangélico realiza cirurgia com paciente acordado

Médico responsável pela operação afirma que técnica é inovadora em Londrina. Procedimento retirou tumor no cérebro de homem que descobriu a doença com 47 anos.

O diagnóstico dados pelos médicos pegou Carlos Aparecido de Souza, 47 anos, de surpresa. Ele estava com um tumor no cérebro, e os primeiros sinais começavam a aparecer aos poucos: paralisia na face, perda de força na mão esquerda, tudo levando a crer que se tratava de um derrame, o que não confirmado após vários exames.

A avaliação minuciosa também levou o corpo médico a se precaver, até porque o tumor estava na área motora primária, região de difícil remoção e, em caso de erro no procedimento, com alto risco de seqüelas graves, podendo chegar inclusive a paralisia dos movimentos.

Foi então que a técnica Awake, que nada mais é do que a retirada do tumor com o paciente acordado, foi apresentada à Carlos pelos médicos do Hospital Evangélico. Em entrevista à CBN, o paciente conta que não teve receio em experimentar o método que já era pioneiro em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, mas inovadora em Londrina.

Segundo o neurocirurgião Carlos Zicarelli, o paciente, no momento em que está acordado, pode demonstrar reações consideradas inesperadas para uma cirurgia comum.

Assista o vídeo da operação: https://youtu.be/jx2hgUuZq7c

Por Pauta CBN

Comentários