QUINTA, 14/01/2021, 18:35

Hospital Veterinário da Unifil é credenciado para atendimento de animais silvestres

Clínica passa a integrar rede de apoio e preservação à fauna do Paraná.

O Instituto Água e Terra (IAT) está expandindo a rede de Centros de Apoio de Fauna Silvestre (Cafs) no estado, que têm o objetivo de possibilitar o tratamento e recuperação de animais vítimas do comércio ilegal, tráfico e maus-tratos. O Hospital Veterinário da Unifil, que há mais de seis anos atua na recuperação de animais resgatados por órgãos ambientais, agora é oficialmente credenciado como um centro de apoio.

A professora Mariana Consenza, coordenadora do Hospital Veterinário considera que o reconhecimento é um passo importante para que o centro se consolide como referência destes serviços na região de Londrina.  Desde 2015, mais de 3 mil animais silvestres e exóticos, vítimas do comércio ilegal, já passaram pela reabilitação do centro. De acordo com a médica veterinária, a oficialização da clínica como um Centro de Apoio à Fauna Silvestre é importante para que o serviço seja ampliado.

Segundo a coordenadora, a estrutura da clínica também foi decisiva para que a parceria se concretizasse. De acordo com Mariana, além do tratamento e recuperação dos animais, com a participação do Hospital Veterinário integrando a rede das CAFS, é possível aprimorar o monitoramento da fauna paranaense e, assim, articular mais ações para preservação da fauna do estado.

A professora também alerta que caso a população se depare com animais silvestres ou exóticos, a principal orientação é que entre em contato com autoridades ambientais. A professora explica que a partir da atuação do IAT e da Força Verde, os animais são encaminhados para acolhimento nos centros de apoio.

Além do suporte à fauna silvestre, a clínica também oferece serviços à população, com preços abaixo do mercado, atendendo a animais de pequeno, médio e grande porte, como também espécies exóticas. A professora ainda explica que os valores arrecadados são revertidos para investimentos na estrutura do próprio Hospital Veterinário. O telefone para contato é o 3375-6400.

Por Victor Assis

Comentários