DOMINGO, 28/10/2018, 18:36

Idosos, que já não precisam mais votar, compareceram em peso às urnas neste domingo

Em Londrina, o voto é facultativo para 27.035 eleitores com mais de 70 anos.

Conforme prevê a Constituição Federal, o voto é obrigatório para os cidadãos alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Londrina, 27.035 eleitores cadastrados têm o voto facultativo. Ou seja, não precisam mais votar nas eleições, como é o caso Adelson Duarte. Ele tem 77 anos, foi acompanhado da esposa, que também não precisa mais ir às urnas.

Paulino Pereira tem 83 anos e mesmo assim foi até o Colégio Mãe de Deus, acompanhado da filha e da esposa. Ele diz que quer um Brasil melhor e para isso tem que participar do processo de escolha do novo presidente.

O senhor Luiz Gomes Bonilha nasceu em 12 de abril de 1923. Em entrevista ao repórter Marcos Garrido ele relata com orgulho que tem 95 anos. Mesmo com dificuldade para se locomover, o aposentado foi até o Colégio Universitário para votar.

Marcelo Nich tem 78 anos também fez questão de estar presente neste dia de eleição. Ele diz acreditar que esta é uma forma de contribuir para o futuro do país.           

O voto também é facultativo para jovens com mais de 16 anos e menos de 18 anos. Ao contrário dos idosos, o interesse em votar é pequeno. Em Londrina, apenas 365 estavam aptos, sendo 200 meninos e 165 meninas.

Por Claudia Lima

Comentários