TERCA, 15/01/2019, 09:24

Incêndio de grandes proporções destrói pelo menos dez casas em ocupação no jardim Novo Amparo

Chamas começaram em um dos barracos e se alastraram rapidamente. Bairro abriu campanha para receber doações aos moradores, que ficaram apenas com a roupa do corpo

Um incêndio de grandes proporções destruiu pelo menos dez casas que haviam sido erguidas de forma improvisada numa área de ocupação do jardim Novo Amparo, na zona leste de Londrina, durante a noite desta segunda-feira. De acordo com informações preliminares, o fogo teria começado em um dos barracos e se alastrado rapidamente. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, que fica em frente ao posto de saúde do bairro, pouco pôde fazer para salvar as estruturas já atingidas, todas elas de papelão e madeira, materiais altamente inflamáveis. Mas o trabalho foi essencial pra evitar com que o fogo se espalhasse ainda mais e, assim, destruísse as outras cerca de dez casas improvisadas existentes na área.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Novo Amparo, Flávio Alves Folgado, as famílias que moravam nos barracos atingidos perderam praticamente tudo. Roupas, alimentos, móveis eletrodomésticos... Tudo foi consumido por completo pelo fogo.

A igreja católica do Novo Amparo abriu as portas pra receber boa parte das famílias desabrigadas. Outras passaram a noite na casa de parentes. Durante a manhã desta terça-feira, o bairro pretende arrecadar doações pra ajudar os moradores atingidos. Toda e qualquer ajuda é mais do que bem-vinda. O material pode ser levado até a igreja, que vai funcionar como uma central de recebimento e distribuição das doações, de acordo com o presidente da Associação de Moradores. O telefone para mais informações sobre como proceder é o 99827-8070.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas. Tudo indica que o fogo tenha sido causado por um curto-circuito, registrado possivelmente numa das ligações improvisadas de energia elétrica. A hipótese de que o incêndio tenha sido criminoso também não está descartada. O presidente da Associação de Moradores destaca, entretanto, que as causas do fogo estão em segundo plano. A prioridade agora, segundo ele, é ajudar as famílias atingidas.

O telefone para mais informações sobre como ajudar as famílias afetadas pelo incêndio no jardim Novo Amparo é o 99827-8070.

Por Guilherme Batista

Comentários