Incertezas na economia provocam queda na intenção de consumo dos paranaenses, aponta pesquisa da Fecomércio
Indicador que mede a intenção de compra das famílias chegou à menor pontuação desde outubro de 2017.
Os paranaenses reduziram a pretensão de consumo em junho. É o que revela a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias do estado, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio e divulgada pela Fecomércio. A pesquisa que mede a sensação de segurança no emprego, a renda e a perspectiva de consumo das famílias atingiu números negativos em junho. O indicador caiu 8,4% na variação mensal. Na comparação com junho do ano passado, a baixa foi de 4,8%. É a menor pontuação da intenção de consumo desde outubro de 2017.
A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, diz que os números negativos revelam uma forte influência das oscilações da economia nacional e das incertezas políticas. Cenário em que os consumidores seguem retraídos em relação às compras.
Todos os fatores que compõem o indicador de intenção de consumo apresentaram queda. A coordenadora de Pesquisas da Fecomércio afirma ainda que os aspectos que mais influenciaram negativamente a pesquisa foram o Momento para Compra de Bens Duráveis e a Perspectiva de Consumo.
A redução na intenção de consumo mais expressiva foi registrada entre as famílias de maior renda. Nelas, o indicador caiu de 115,9 pontos para 99,3 pontos, uma redução de mais de 14% de um mês para o outro.
A Intenção de Consumo Nacional ficou em 91,3 pontos, também abaixo dos 100 exigidos para que seja considerado positivo. No país, na comparação com maio, todos os índices também apresentaram queda.