TERCA, 24/01/2017, 19:23

Indicadores mostram melhora no comércio paranaense em 2016

Estado registrou queda na inadimplência e aumento no pagamento de dívidas e na intenção de compra do consumidor. 

Apesar da crise, os números mostram que o ano de 2016 foi melhor para o comércio paranaense que 2015. O levantamento feito pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná, Faciap, mostra que, no geral, o comércio paranaense pode comemorar, apesar da crise. Para Claudemir Machado, Vice-Presidente para Assuntos de Crédito da Federação, a expectativa negativa do comércio no começo de 2016 de certa forma se reverteu, mesmo com os números ainda negativos do mercado.

Os dados foram levantados em 28 mil empresas de 262 cidades do Estado e apontam um crescimento de 1,3% no número de dívidas registradas no ano passado em relação a 2015. Se por um lado, as pessoas se endividaram mais, a regularização de débitos aumentou 8,2% no varejo paranaense. Além disso, segundo Claudemir Machado, a inadimplência desacelerou e caiu 10,6% em relação a 2015. Mas continua alta, cerca de 35% dos paranaenses têm dívidas atrasadas a mais de 90 dias.

Ainda segundo o levantamento, a intenção de compras a crédito no varejo subiu 3,3%. Segundo Claudemir Machado, todos esses números revelam um cenário menos negativo do que o previsto no começo do ano passado.

O levantamento foi realizado a partir de informações da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito, a maior rede de proteção ao crédito do Paraná, conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito e à Serasa Experian. 

Comentários