QUARTA, 30/09/2020, 15:02

Índice de Intenção de Consumo das Famílias paranaenses volta a crescer

Indicador da Fecomércio apresenta alta de 4,8% em setembro

Após drástica redução desde o início da pandemia, o indicador elaborado pela Confederação pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná teve alta de 4,8% no mês de setembro e marca 88,4 pontos.

O indicador no Estado está acima da média nacional, que teve elevação de 1,3% na variação mensal, e está em 67,6 pontos. No entanto, por ainda permanecer abaixo dos 100 pontos, o índice é considerado insatisfatório.

O diretor da Fecomercio Rodrigo Rossalem disse que a pesquisa mostra o comportamento do consumidor, compõem aspectos como taxa de emprego e renda, perspectiva profissional e momento para compra de bens duráveis. Segundo ele, apesar de ainda estar abaixo dos 100 pontos, há sinalização é de otimismo.

No Paraná verifica-se uma melhora considerável no indicador entre as famílias de maior renda, em que marca 93,9 pontos, com aumento de 9,7% em relação a agosto. Entre os consumidores das classes C, D e E, o crescimento foi de 3,7%, sendo que a pontuação ficou em 87,3.

O Nível de Consumo Atual também subiu, apresentando alta de 8,3% ante agosto, bem como o Acesso ao Crédito, com aumento de 8,0%. Rosalem destaca ainda que os consumidores paranaenses também avaliam que este é o momento de focar na compra de bens duráveis,

Por Guilherme Marconi

Comentários