TERCA, 12/09/2017, 10:34

Índios ameaçam invadir fazenda produtiva em Tamarana

Eles querem que governo federal faça a demarcação de 800 hectares, completando 6000 hectares de reserva indígena na região

480 índios kaingangs da reserva de Apucaraninha ameaçam invadir a fazenda Tamarana. Eles estão no local desde a noite de ontem na frente da propriedade. Segundo o cacique Natalino Marcolino, o objetivo é clamar a atenção do governo federal e cobrar a demarcação de 800 hectares de terra, que faltam para completar 6000 hectares de reserva indígena na região.

Segundo o cacique, os índios escolheram a propriedade por estar ao lado da aldeia. Ele diz garantir que não haverá depredação na fazenda.

O prefeito de Tamarana Beto Siena acompanha a situação desde cedo. Segundo ele, a única coisa que a prefeitura pode fazer é tentar negociar com os índios para que não entrem na propriedade particular.

O advogado dos donos da fazenda Tamarana, Alexandre Ferreira afirma que, ainda na noite de ontem, as forças policiais foram comunicadas sobre as ameaçadas de invasão. A Sociedade Rural do Paraná também foi alertada. O advogado vai pedir na justiça que seja impedida a entrada dos índios.

De acordo com o cacique, na aldeia Apucaraninha vivem mais de dois mil índios.

Por Claudia Lima

Comentários