SEXTA, 29/10/2021, 18:26

Indústria paranaense aposta na contratação de jovens e mulheres

Economista da Fiep avalia que essa é uma boa oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho e, também, para as empresas que necessitam formar novos profissionais.

Do total de 3.336 novas vagas abertas no estado no mês passado, 1.850 foram preenchidas pelas mulheres e pouco mais de 2.100 por trabalhadores com até 24 anos. Segundo a Federação das Indústrias do Paraná, parte do perfil dessas novas admissões se explica pelo aumento da empregabilidade em setores que têm grande demanda de mão de obra feminina e especializada, como de confecções e artigos do vestuário, que liderou as contratações no mês, com 738 novos postos.

O economista da Fiep, Thiago Quadros afirma que essa é uma boa oportunidade para quem quer entrar no mercado de trabalho e para as empresas que necessitam formar novos profissionais.

De acordo com o economista, desde junho de 2020 a indústria paranaense vem abrindo novas oportunidades de emprego formal.  Em 2021, o segmento é o segundo que mais admitiu profissionais, ficando atrás apenas do setor de serviços.

Apesar do momento ainda não ser o ideal, Thiago Quadros afirma que já é mais favorável ao consumo, o que acaba gerando aumento de demanda nas fábricas.

Apesar dos bons resultados, segundo a Fiep o ritmo de contratações está caindo. De acordo com a entidade, alguns fatores de natureza política e macroeconômica podem justificar isso, como o aumento dos custos de produção, por conta do dólar, e ainda a crise hídrica e energética, além da alta no preço dos combustíveis.

Comentários