QUARTA, 09/12/2020, 18:05

Indústria paranaense tem maior crescimento do País pelo segundo mês consecutivo

Em Londrina, setor seguiu tendência do estado e também mostra recuperação em alguns segmentos, apesar do saldo ainda negativo no ano.

O estudo, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, mostra que a produção industrial do Paraná cresceu 3,4% em outubro deste ano, o melhor resultado entre os 15 estados analisados pelo órgão. Foi o segundo mês consecutivo de liderança no ranking. Em setembro o desempenho foi ainda melhor: 7,7%.

O estudo apontou ainda um crescimento, depois de abril, por seis meses seguidos. Com destaque também para maio, com quase 21%, e junho, com 5%. No total, o setor recuperou pouco mais de 50% das perdas do período. De acordo com o IBGE, reflexo dos números positivos do setor de máquinas e equipamentos, de grande importância para a indústria do Estado.

O consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, explica que o movimento de alta na indústria já tinha se desenhado no último resultado do Caged, quando o Paraná teve saldo positivo de quase 8.500 empregos criados apenas na indústria de transformação. No acumulado do ano, o setor também vem se recuperando das perdas e registrou mais de 20 mil novas vagas.

O acumulado de 2020 ainda está negativo em 6%, segundo o IBGE, mas já recuperou parte das perdas em relação a 2019. Apesar disso, alguns segmentos praticamente nem sentiram a crise, são eles o de alimentos, que teve alta de quase 9,5% em 2020; e produtos de metal, com 7,5%; e bebidas 3%. 

Em Londrina, a recuperação da indústria também é uma realidade e segue a tendência do estado, afirma o consultor da ACIL, mas o saldo de empregos no ano ainda é negativo.

Rambalducci explica ainda que aqui na região os setores que mais se destacaram foram a indústria metal mecânica, a de alimentos e o segmento de confecções.

Comentários