TERCA, 14/04/2020, 14:50

Inquilinos começam a negociar valor de aluguéis de imóveis por conta da pandemia

Presidente do Sindicato dos Corretores de Londrina diz que é preciso bom senso das duas partes para que se encontre uma saída amigável para o pagamento da dívida.

Com a pandemia, que afetou a economia e o bolso de trabalhadores e empresários, muita gente se viu forçada a fazer escolhas e renegociar contas. Nesta lista, o aluguel. O presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Londrina (Sincil), Marco Antonio Bacarin destaca que alguns projetos de lei tentam impedir a obrigatoriedade do cumprimento dos contratos de locação durante a quarentena e até mesmo a suspensão dos despejos por inadimplência. Mas, nenhuma lei foi aprovada para obrigar imobiliárias ou proprietários a negociar. Mas, a orientação, no momento, é que ambas as partes negociem e usem o bom senso.

Ele destaca que a negociação de imóveis comerciais está sendo mais amistosa, uma vez que os inquilinos empresários não estão usando os espaços, em função da pandemia e do cumprimento do decreto municipal.

Já no caso da locação de imóveis residenciais, a situação é mais delicada. Mesmo assim, ele orienta negociar. Afinal, as dificuldades financeiras bateram nos dois lados da porta.

Bacarin acrescenta que o contato precisa ser rápido, considerando que muitos proprietários também dependem da renda de locação.

Por Claudia Lima

Comentários